Feliz ano novo!
Vamos celebrar a força que existe em cada um de nós
Por Aline Tatsch Dias
Uma breve retrospectiva do ano que termina já está automática em aplicativos de fotos e redes sociais, mas você já percebeu o quanto realizou neste último ano? E não me refiro aqui as fotos das férias e dos passeios, estou falando dos desafios. Ao contrário do habitual pensamento “que bom que passou”, hoje quero lhe convidar para um exercício. Uma perspectiva diferente, uma nova forma de perceber a si mesmo.
Vamos olhar para os nossos desafios, aquelas situações, inesperadas ou não, que nos tiraram o equilíbrio, aqueles acontecimentos que por sua força e intensidade possivelmente ainda mexem com as nossas emoções. Olhe para os desafios vencidos ao longo deste ano (ou qualquer outro período da sua vida) e perceba que você os superou. Reuniu ferramentas internas e externas e pode lidar com as situações mais difíceis. Você conseguiu! E o quanto isso nos faz fortes! Reconhecer os aprendizados e valorizar a nossa força, a nossa garra!
Sei que no momento em que essas coisas acontecem não é tão fácil assim agradecer e perceber que todo problema é uma oportunidade de crescimento. Entretanto, também já não cabe mais, nos dias atuais, velhos pensamentos a respeito de castigos e carmas. Jesus nos trouxe uma mensagem de amor, veio nos falar da perfeição da criação e que Deus é um pai amoroso e justo. Ora, se quando nossos filhos crescem naturalmente lhes damos maiores responsabilidades, podemos compreender pelos desafios que encontramos que este pai amoroso tem a plena confiança no nosso potencial. Que estamos nos desenvolvendo frente à espiritualidade, diante da eternidade!
O espírito Joseph Gleber, no livro Além da Matéria, Uma Ponte Entre Ciência e Espiritualidade, psicografado pelo médium Robson Pinheiro, explica detalhadamente como nosso pensamento, que se propaga através de ondas (1) como o som, produz uma vibração que influencia a matéria sutil ao nosso redor (2). Fato este que a ciência atual também descreve timidamente por meio da física quântica, quando propõe que o observador influencia a experiência (3).
Destaca ainda que é a partir do desenvolvimento do pensamento que o espírito se desenvolve e está exatamente aí a importância dos desafios que nós, espíritos encarnados (4), encontramos pelo caminho.
A reencarnação ou as experiências que o ser eterno é obrigado a vivenciar no mundo físico, tem como objetivo despertar a vida mental do indivíduo, que permanece por longo tempo adormecida, devido à ociosidade espiritual.
Quando a vida mental é despertada pela vontade, adquirida nas lutas milenares pela evolução, o pensamento disciplinado tem um valor indescritível pelo vocabulário humano. (Joseph Gleber)
Na caminhada evolutiva, somos alunos e como tal nos desenvolvemos para que a semente divina que está em nós desperte. Uma vida confortável e sem desafios não seria diferente dos mares tranquilos que entediam o navegador? A felicidade faz parte da nossa experiência e nos preenche com energias preciosas e fortalecedoras, mas não é senão ponto de equilíbrio para os desafios que são igualmente preciosos para o nosso aprendizado.
É na forma como enfrentamos os nossos desafios que está a verdadeira maestria. Ao longo da jornada, fortalecidos pelos conhecimentos que adquirimos, vamos nos tornando mestres de nós mesmos e adquirimos a habilidade de lidar com a mais diversa gama de problemas. Crescemos! E é a partir deste crescimento, deste desenvolvimento da nossa capacidade de pensar e agir que o nosso poder criativo, aquele que se assemelha ao do Criador, se desenvolve, imprimindo no nosso corpo mental superior impressões duradouras.
É a resistência a dores e sofrimentos, às intempéries da existência e às vicissitudes da vida social que forja a vontade firme, disciplinando assim o pensamento para a elaboração de material psíquico superior.
Portanto, tanto para o espírito encarnado como para o desencarnado, o domínio do corpo mental e das criações mentais de natureza sublime é produto da peregrinação na vida material, onde o ser desenvolve o seu senso criador. (Joseph Gleber)
Comemore! Comemore sobretudo suas conquistas. Não somente deste ano que passou, mas da sua vida inteira. Perceba sua força, sua inteligência e valorize seus talentos! Deixe que esta percepção, do quanto você aprendeu e se desenvolveu ao longo do tempo lhe motive a continuar e agir positivamente no mundo. É assim que vamos construir um feliz ano novo. É a partir das nossas ações que vamos forjar uma vida harmoniosa, sublime e justa no nosso querido planeta.
Se estamos aqui, encarnados neste século de tantos desafios e transformações, é porque esta tão desejada mudança só depende nós! Ano Novo é uma grande celebração e fazemos muitos planos, votos e resoluções para o ano que começa.
Vamos começar o ano colocando nossos talentos em ação? A mudança que queremos ver no mundo só depende de nós! (5)
_______________
NOTAS
- “Ondas são perturbações que se deslocam no espaço transportando, exclusivamente, energia de um ponto a outro, sem realizar transporte de matéria. Existem ondas de natureza mecânica, eletromagnética e gravitacional. Quanto à sua propagação, podemos classificar três tipos de ondas: ondas unidimensionais, bidimensionais e tridimensionais. Quanto à direção de perturbação, são dividas em ondas transversais e longitudinais.” Veja mais sobre “O que é onda?” em: https://brasilescola.uol.com.br/o-que-e/fisica/o-que-e-onda.htm
- Para compreender esta descrição, imagine que você pode ver o som de um instrumento de cordas, como um violão, por exemplo. Não podemos ver, mas o movimento da corda produz uma vibração que se propaga pelo ambiente e ao tocar nosso corpo é percebido pela estrutura anatômica do nosso ouvido. O ar que está o tempo todo no ambiente, numa sala por exemplo, não é visível e para isto podemos usar o termo sutil, no sentido de menos denso, matéria mais leve.
- O Efeito do Observador é um fenômeno bem conhecido da física quântica, em que a mera observação pode alterar o estado de uma partícula ou o resultado de uma medição. Se já parecia um tanto estranho, agora esse efeito mostrou-se ainda mais poderoso do que se imaginava. Basta que o observador olhe para um fluxo de energia – um fluxo de partículas, como elétrons ou íons, por exemplo – para que essas partículas invertam sua direção, literalmente correndo contra a corrente. Leia a matéria completa em https://engenhariacompartilhada.com.br/Noticia/Exibir/2020345
- [Religião] Que encarnou, fez-se corpo; feito carne. https://www.dicio.com.br/encarnados/#:~:text=Significado%20de%20encarnado,%3B%20feito%20carne%3A%20Verbo%20Encarnado.
- A frase “Seja a mudança que você quer ver no mundo” é atribuída a.Mahatma Gandhi, mas em nota o site O Pensador informa: Não existem registros de Gandhi ter proferido esta frase exata, tratando-se de uma paráfrase de outro pensamento. Acredita-se que este pensamento tenha se originado a partir de uma frase da educadora Arleen Lorrance. https://www.pensador.com/frase/OTcxMDg/
Referência bibliográfica
Gleber, Joseph (Espírito). Além da Matéria, Uma Ponte Entre Ciência e Espiritualidade, psicografado pelo médium Robson Pinheiro. Editora Casa dos Espíritos, 2011.
Revisão: Gisele Scafuro
Edição: Karen Suckow e Rogério M. Ovsiany